O “efeito Amazon” fez de Luiza
Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, a
mulher mais rica do Brasil. O termo “efeito Amazon” tem sido usado por
analistas de mercado de todos os cantos para tratar do “fenômeno” que se tornou
a supervalorização dos papéis de varejistas online com ações negociadas em
bolsas nesses tempos em que muitos consumidores preferem fazer suas compras
pela internet e sem sair de casa, a fim de se proteger do novo coronavírus. Apesar
das mais de mil lojas que tem pelo Brasil, o Magazine Luiza hoje em dia tem
quase a metade de suas receitas totais oriundas das vendas que faz em seus
sites oficiais, o que já levou economistas do Bank of America Merril Lynch e do
Credit Suisse a chamarem-no de “Amazon brasileira”, e esses números se
mantiveram firmes durante a crise atual. No balanço do primeiro trimestre de
2020 as vendas totais do Magazine Luiza registraram aumento de 34% em relação
ao mesmo período do ano passado, e seu e-commerce foi responsável por mais da
metade desse aumento. E de quebra, Luiza viu sua fortuna saltar dos estimados
US$ 1,7 bilhão (R$ 9,2 bilhões) atribuídos a ela em março para os atuais US$
3,8 bilhões (R$ 20,6 bilhões).