Assunto do momento nos Estados
Unidos, o assassinato do afro-americano George Floyd por um policial branco de
Minneapolis na semana passada resultou em um raro ato de união das duas maiores
marcas de sportswear do mundo nesse fim de semana. Tudo começou quando a Nike
publicou em seus perfis oficiais no Instagram e no Twitter o vídeo de uma
campanha antirracismo que já teve mais de 20 milhões de visualizações. E o
sucesso do filme foi tão grande que até a alemã adidas, maior rival da marca
americana, republicou em suas redes sociais. Além de ambas serem contra a
discriminação racial, as duas gigantes também têm em comum o fato de que muitos
de seus clientes, sobretudo os mais jovens, são racialmente diversos. Isso sem
falar que tanto uma quanto a outra contam atualmente com grandes nomes
afro-americanos dos esportes e da música entre seus maiores parceiros – basta
citar Michael Jordan, que produz os desejadíssimos Jordans com a Nike, e
Pharrell Williams e Kanye West, que juntos com a adidas fazem os sneakers Hu e
Yeezy, respectivamente.